Dez 2024
26
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2024
26
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Terminal agora conta com guindastes operados com fontes renováveis

Após as modernizações, finalizadas em agosto deste ano, o terminal portuário registrou um aumento de 39% na produtividade operacional. Segundo a empresa, as melhorias também resultaram na redução de 18% no tempo médio de permanência das embarcações no porto, permitindo maior rotatividade e capacidade de atendimento, além de um crescimento de 15% no volume médio de contêineres movimentados por escala.

Segundo Gustavo Paixão, Diretor de Terminais da Log-In Logística Integrada, o resultado é fruto do investimento de R$ 48 milhões realizado em modernizações no TVV.

“Com a modernização, o terminal não só melhora sua eficiência operacional, como também se torna um ambiente mais atrativo e funcional para clientes e parceiros, ampliando sua capacidade de atender às demandas logísticas nacionais e internacionais, enquanto impulsiona o desenvolvimento econômico da região”, reforça o diretor.

O projeto de retrofit incluiu a implementação de sistemas avançados de automação, além de sistemas de pesagem integrados, que trouxeram mais confiabilidade nas operações portuárias. Outra novidade deste ano é que o terminal agora conta com guindastes que podem operar com energia elétrica de fontes renováveis.

Em 2025, o terminal dará continuidade à modernização com a implantação de sistemas de operação remota, com intuito de aprimorar a segurança e o controle operacional.

“A expectativa é reduzir a interação manual e otimizar o fluxo de contêineres tanto na movimentação interna quanto na interface com os navios”, finaliza Paixão.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas